Campeão em 2018 em três das quatro categorias em disputa, o Instituto Gabriel Medina (IGM) terá força máxima na abertura do Rip Curl Grom Search 2019, nestes sábado e domingo (26 e 27), na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. Os destaques ficam para os três campeões, Sophia Medina, Caio Costa e Guilherme Fernandes, que chegam confiantes. Outro nome que promete boa apresentação é Murillo Coura.

Com títulos na grommet (sub12) e na iniciante (sub14), Caio Costa estreia na mirim (sub16) querendo manter a sequência de conquistas e sabe que agora a disputa é ainda mais acirrada, por valer vaga para a final internacional do evento. Ele nem teve tempo de desfazer as malas do Havaí e já seguiu direto para o litoral catarinense.

“Acredito que fiz uma boa temporada havaiana e estou preparado e bem animado para este campeonato”, afirma o surfista, destacando boas performances em Backdoor e Off The Wall. “Já conquistei títulos nas duas categorias abaixo, mas agora na mirim tem a disputa da vaga para o Mundial, que é bem importante para a carreira de qualquer atleta”, afirma Caveirinha, como também é conhecido, que ano passado foi o único atleta a chegar em finais de duas categorias.

Guilherme Fernandes faturou a grommet e agora disputa a iniciante. “Chegar no Grom Search como campeão, me dá confiança. É difícil, o nível é muito alto, porque tem os melhores atletas do Brasil na minha categoria, mas eu sei que posso ganhar de novo”, comenta. “Estou ansioso, confesso, mas estou focado”, revela.

SOPHIA MEDINA

Já Sophia Medina fez história ao garantir o título da feminina sub16 com apenas 12 anos de idade e este ano, inclusive, defenderá o Brasil na final internacional neste ano. “Não sinto a pressão de chegar como campeã e vou dar o meu melhor”, afirma a irmã caçula de Gabriel Medina.

“Esse é um campeonato muito importante, porque é um dos principais eventos do Brasil e dá a vaga para o Mundial. É muito bom porque a gente pode mostrar toda a nossa evolução. Além do nível técnico altíssimo, é o campeonato do meu patrocinador e quero surfar bem novamente”, ressalta.

O IGM contará com atletas nas quatro categorias em disputa, auxiliados por três técnicos, entre eles Charles Saldanha Rodrigues, o Charlão, também treinador de Gabriel Medina, além do apoio da presidente da entidade, Simone Medina, e do diretor Márcio Yagui. Entre os caçulas, o time terá Murillo Coura, Ryan Coelho, Matheus Neves e Enzo Yagui; na feminina, além de Sophia Medina, estarão Isabela Saldanha, Sophia Gonçalves e Camilly Oliveira.

Na iniciante, estarão Guilherme Fernandes, Sunny Pires, Davi Reina e novamente Murillo Coura e Ryan Coelho; enquanto que na mirim, a maior participação com: Caio Costa, Rodrigo Saldanha, Fabrício Rocha, Renan Rodrigues, Cauã Gonçalves, Kalany Ratto, Gabriel Dias, Lucca Cassemiro, Chandler Matos, Higor Souza e, mais uma vez, Gui Fernandes e Sunny Pires.