Um dia para ficar na memória. Treze atletas do Instituto Gabriel Medina (IGM) passaram a quinta-feira (19), em Santos. Não teve surf, mas o dia foi tão divertido como se estivessem nas ondas. Foi o início do tratamento ortodôntico realizado pelo Instituto Horliana, no Projeto Sorriso Saudável, Futuro Campeão, com a instalação de aparelhos fixos estéticos (Safira-Morelli Ortodontia), de forma gratuita, com objetivo de melhora na postura e, consequentemente, na performance.

Junto a ação bucal, os atletas passearam pela Cidade, conhecendo dois importantes pontos turísticos, o Memorial das Conquistas, do Santos Futebol Clube, e o Aquário Municipal. Os dois locais foram escolhidos para que os jovens atletas tivessem novas experiências, primeiro com outro esporte de alto rendimento, conhecendo a história de um time mundial, e o segundo relacionado ao ambiente que convivem diariamente, o mar.

Metade da turma passou a manhã instalando os aparelhos ortodônticos, numa parceria com a Morelli Ortodontia, enquanto os demais visitavam o estádio do Santos e o Aquário. Na parte da tarde, os destinos foram invertidos. Tanto no tratamento quanto nos passeios, era nítida a felicidade dos meninos e meninas, por conhecerem novidades. Vale destacar que os 13 selecionados garantiram o direito de iniciar o tratamento por apresentarem as melhores avaliações na higienização bucal.

“Foi sensacional. Isso faz parte da formação deles. Aprendem a ter responsabilidade com a saúde, compromisso de estar com o sorriso alinhado. Traz um comprometimento para a vida deles, uma meta”, disse a presidente do IGM, Simone Medina, que acompanhou toda a ação.

Ela também destacou a importância do momento de lazer com os jovens talentos por Santos. “Eles têm uma rotina de treinos pesada. É exaustivo. Hoje saíram um pouco da rotina, conhecerem novos lugares, outras culturas, outras histórias. Isso acrescenta conhecimento, que nunca vão tirar deles”, falou.

Sophia Medina, uma das beneficiadas com o tratamento, curtiu cada momento e ação. “Foi legal demais. A gente tratou os dentes, fomos muito bem recebidos, nos divertimos, brincamos, passeamos. É um privilégio a gente estar aqui. Obrigado IGM e Instituto Horliana pela oportunidade de ter esse tratamento maravilhoso de graça”, disse.

“O dia foi muito divertido hoje. A gente saiu da rotina. Nunca tinha feito um passeio assim”, acrescentou Laura Agnes, ainda mais feliz por torcer para o Santos FC, assim como Rafaella Teixeira, animadíssimas em conhecer os detalhes do Memorial das Conquistas. “Estou feliz com o tratamento. Tenho certeza de que teremos ótimos resultados, confio muito no doutor Ricardo Horliana e tenho certeza de que ficarei muito feliz”, comentou.

Doutor em Ortodontia pela USP, o cirurgião-dentista Ricardo Horliana comanda o projeto de ação bucal no IGM e ficou feliz em receber os atletas em sua clínica, a Santo Sorriso. No dia de hoje, ele dividiu algumas atividades (clareamento) com o também cirurgião-dentista Wagner Nascimento, da Quallis Odontologia, outro santista que colabora diretamente com o projeto.

Horliana explicou a importância da instalação dos aparelhos ortodônticos nos atletas, que fará com que os dentes fiquem nas posições corretas e com a arcada alinhada e articulando em harmonia com a musculatura e articulações. “Faz com que esse conjunto que chamamos de sistema mastigatório fique em equilíbrio e isso repercute no equilíbrio corporal. Traz benefício no controle de motricidade, na postura corporal global”, ressaltou.

Ele também citou que o atleta que tem dentes mal posicionados, enfrenta dificuldades de higienizar corretamente. “Assim, estamos prevenindo doenças gengivais, cárie dentária, favorecendo a postura do atleta”, reforçou Horliana, acrescentando que uma boa postura impacta no rendimento motor do corpo.

Ricardo Horliana agradeceu a confiança do IGM em seu projeto, que seguirá durante toda a temporada, e nos parceiros que ajudaram a viabilizar a atividade: além da clínica Santo Sorriso e da Quallis, a Morelli Ortodontia, fabricante dos aparelhos, a Uniero Radiologia, na realização dos exames necessários, e o Caiçara Restaurante, onde os atletas almoçaram e também tiveram momentos de diversão.

O IGM – Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017 e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O projeto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft. Os atletas treinam no contraturno da escola e também ganham uniformes, alimentação, apoio nos campeonatos e atendimento médico (inclusive fisioterápico) e odontológico.

CRÉDITO: FÁBIO MARADEI.