No primeiro campeonato oficial da temporada, o Instituto Gabriel Medina (IGM) garantiu uma vitória e mais cinco pódios na abertura do Rip Curl Grom Search 2019, sábado e domingo (26 e 27), na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. Sunny Pires foi o vencedor da categoria iniciante (sub14), na feminina, Sophia Medina, atual campeã da categoria, foi a segunda colocada, com Isabela Saldanha, recém-chegada do Havaí e novo reforço da equipe, em terceiro, e Sophia Gonçalves, em quarto lugar.

Outro grande destaque foi Murillo Coura, um dos mais jovens do time e o único do evento a chegar em duas finais, sendo o quarto colocado tanto na grommet (sub12), quanto na faixa etária acima, a iniciante. Além deles, o IGM teve mais quatro competidores que chegaram até as semifinais.

Entre os caçulas da grommet, Ryan Coelho terminou em quinto lugar. Na iniciante, Davi Reina garantiu a sétima colocação. Já na mirim (sub16), Caio Costa, que já foi campeão grommet e iniciante no Rip Curl Grom Search, ficou na quinta posição, e Diego Aguiar, mais um novo talento na equipe 2019 e também com título no Circuito, terminou em sétimo. Ainda na categoria, Gabriel Dias, também estreante no time, ficou entre os top10.

O time contou com 22 atletas, que viajaram com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e apoio da Prefeitura de São Sebastião. Os atletas foram orientados por dois treinadores, com o reforço do diretor técnico, Charles Serrano Rodrigues, o Charlão, e da presidente da entidade, Simone Medina. Agora, a preparação é a para a segunda e decisiva etapa do Circuito, nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.