DESTAQUE PARA A HISTÓRIA DE RAFAELLA TEIXEIRA, EM SUA PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO

De olho nas vagas para o Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA), em setembro, no Japão, o Instituto Gabriel Medina viajará com um time forte para a segunda etapa do CBSurf Tour, o circuito para surfistas com até 18 anos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em Pernambuco. A competição será realizada sábado e domingo (8 e 9), na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, e o IGM terá 14 atletas, 13 deles representando a seleção paulista.

O time será acompanhado em grande estilo, por Charles Saldanha, pai e também treinador de Gabriel Medina e pelos técnicos do IGM, Alex Leco, também da seleção paulista, e Gilmar Pulga, ex-surfista profissional. Na retaguarda, estará a presidente da instituição Simone Medina.

A viagem também marca o início da parceria com a Avianca Brasil como transportadora oficial da equipe do IGM. “Sem dúvida, o patrocínio da Avianca Brasil é bem importante porque permite planejarmos participações dos nossos atletas em campeonatos mais distantes. Nessa vez, por exemplo, iremos todos juntos, garantindo o espírito verdadeiro de equipe, segurança e tranquilidade aos competidores. Sem dúvida, um grande reforço”, destaca Simone Medina.

O Circuito classificará quatro atletas do sub18 masculino e duas no feminino, quatro do sub16 masculino e duas no feminino. Os surfistas do IGM terão a vantagem de disputar “em casa” na etapa final, marcada também para este mês, em Maresias. Do time, Carol Bonelli e Daniel Adisaka competem mais animados, por terem participado da etapa inicial no Pará.

PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO – Mas sem dúvida, uma das integrantes do IGM tem motivo a mais para estar ansiosa por sua participação em Pernambuco. Quando a maioria dos competidores sonha apenas com o mar perfeito, Rafaella Teixeira tem na mente, o ar, mais precisamente voar. A atleta de 16 anos nunca saiu do litoral paulista. Sua viagem mais longe foi até Santos e Ubatuba, alcançando, no máximo, 100 quilômetros de onde mora, na Praia de Cambury, em São Sebastião.

Simpática, extrovertida, fã de Gabriel Medina, Rafa não esconde o nervosismo com a viagem. Nem tanto por competir numa etapa do Brasileiro longe de casa, mas por enfrentar seu primeiro avião. Os companheiros de treino se dividem entre as provocações e aconselhamentos para uma novata em voos. “Acho que vai ser um pouco aterrorizante”, brinca.

“Estou feliz em viajar com a galera do IGM. Vai ser uma experiência incrível. Estou ansiosa”, afirma a surfista de 16 anos, que aprendeu a pegar ondas aos cinco, incentivada pelo pai, Rafael.

Desde o início do ano integra o Instituto Gabriel Medina. De segunda a sexta-feira estuda e treina com a equipe. Aos sábados e domingos, surfa e ajuda o pai no trabalho. “O IGM mudou a minha vida. Treinos, evolução e ainda tenho a chance de encontrar o Gabriel, conversar com ele. Melhorou tudo. A galera ajuda, fiz novas amizades. Nos finais de semana também surfo e trabalho com o meu pai no carrinho de praia. Vale a pena todo o esforço, principalmente quando ganho uma viagem dessas”, conclui.

Além de Rafaella, Daniel Adisaka e Carol Bonelli, o time IGM terá Sophia Medina, irmã caçula de Gabriel Medina, Louisie Frumento, Fabrício Rocha, Renan Rodrigues, Yuri Beltrão, Caio Costa, Cauã Gonçalves, Lucca Casemiro, Pedro Bianchini, Fernando John John e Heitor Duarte.

Com as atividades iniciadas no dia 1º de fevereiro, o IGM é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que quis retribuir ao esporte um pouco do que ele ganhou. São atendidos surfistas com até 16 anos de idade, que precisam estar na escola. Os treinos são realizados na sede instalada na Praia de Maresias, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança.

A proposta é garantir a mesma estrutura que o ídolo do surf conta atualmente, com treinos técnicos e táticos de surf, incluindo ações especiais como noções de julgamento e prioridade, atividades físicas, natação, aulas de inglês e tecnologia, alimentação, atendimento médico e odontológico, além de atividades extras como apneia e media training.

Crédito Fotos: Aleko Stergiou