A promoção da saúde dos atletas será uma das prioridades no Instituto Gabriel Medina (IGM). Além de proporcionar aos jovens talentos a mesma estrutura para treinamentos que o primeiro brasileiro campeão mundial de surf conta, a iniciativa oferecerá a retaguarda médica que acompanha o atleta top 3 do Mundo, sob responsabilidade do doutor Marcelo Baboghluian.

O médico especialista em medicina esportiva há 26 anos desenvolve o conceito da promoção da saúde no Instituto Marazul, parceiro oficial do IGM. O convite partiu da família Medina, visando potencializar a qualidade de vida dos atletas atendidos. “Promoção da saúde é fazer as pessoas se sentirem melhor amanhã do que hoje. É isso que eu faço. Quando aplicado ao atleta, buscamos performance”, explica o doutor Marcelo, ou simplesmente “Doc”, como é mais conhecido.

Segundo ele, quatro aspectos devem ser seguidos para o competidor que busca melhorar o desempenho: o primeiro a saúde geral, o segundo, a nutrição, o terceiro, o condicionamento físico, e o quarto, questões do psiquismo. “É claro que tática e técnica são inerentes ao desenvolvimento. Mas não é só isso que leva alguém ao ápice. É preciso saúde geral, nutrição, condicionamento e psiquismo. O conjunto dessas habilidades que levará o indivíduo à alta performance”, comenta o médico.

A presidente do IGM, Simone Medina, complementa que a retaguarda médica é também uma importante ferramenta social, pois atuará junto às famílias. “Vamos aproximar os pais, dar orientações. Promover o bem-estar na casa deles também. Não poderíamos escolher alguém melhor do que o Doc. Falamos isso da nossa experiência com o Gabriel”, diz Simone.