FILHA DO EXPERIENTE SURFISTA ZÉ PAULO, COMPETIDORA MORA NA PRAIA DE CAMBURi, FOI FINALISTA NA ETAPA DE ABERTURA E SONHA INGRESSAR NO IGM

O ditado Filho de Peixe, peixinho é, se encaixa bem na família do experiente surfista Zé Paulo. Sua filha, Yasmin Neves, quer seguir os seus passos, tendo o surf como meio de vida e ganha o apoio total da mãe, Adriana, também surfista. A atleta de 14 anos é um dos destaques femininos na 2ª etapa do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, nos próximos dias 15 e 16, na Praia de Maresias, em São Sebastião.

Na etapa de abertura, ela foi a quarta colocada na categoria sub15 e espera outro bom resultado para manter as chances de ser escolhida para reforçar a equipe do Instituto Gabriel Medina (IGM), em 2019. “Seria muito importante para a minha evolução e desenvolvimento como atleta e como pessoa. O IGM é uma grande iniciativa de apoio aos atletas”, afirma a surfista.

Animada com a competição, ela sabe que terá uma nova disputa acirrada. Na primeira etapa, a vitória ficou com Isabela Saldanha, seguida de Sophia Medina e Letícia Peixe. “É sempre uma ótima oportunidade de evolução, pois o nível técnico é bem elevado”, diz a competidora, que treina na vizinha Praia de Camburi duas vezes por semana com a equipe King, de Reis Souza, e sempre é orientada pelo pai.

“A cada sessão de surf que fazemos juntos, aprendo alguma coisa com o meu pai. Tanto no surf como ser uma pessoa melhor dentro e fora d’água. Ele é meu técnico, meu amigo, além de um pai que amo muito”, elogia Yasmin, ressaltando que planeja seguir carreira no surf. “Um dos meus maiores sonhos é dar segmento ao legado do meu pai”, conta a atleta, que tem apoios da Millenium Foam, Vida Boa Poke e Cia, Surf Trunk, Pizano Shapers, Rubber Stick e Água Marinha.

O início do surf aconteceu naturalmente, nas viagens com os pais em paraísos do esporte. “Foi bem cedo. Me divertia com eles. Nessa época, surfei e brinquei no Havaí, Indonésia, Tahiti, África do Sul, entre outros picos e agora quero voltar para todos esses lugares para surfar de verdade”, complementa a atleta, fã de Tatiana Weston Webb, Tyler Wright, Layne Beachley, Silvana Lima, Filipe Toledo, Mickey Wright e Gabriel Medina.

O pai, que tem grande vivência no surf, inclusive com treinamento de base, não esconde o orgulho de ver a filha seguindo sua trajetória. “Um sentimento de felicidade e gratidão de poder compartilhar com ela tudo que o mar e o esporte proporcionaram durante toda minha vida”, fala. “Não teve como não ser diferente. Além do pai’, a mãe surfa e então ela cresceu dentro do cenário da praia e pranchas de surf”, reforça Zé Paulo, elogiando a iniciativa do Instituto Gabriel Medina.

“Fui o pioneiro na execução de um centro de treinamento e formação de atletas, patrocinado por uma grande marca do segmento, e o IGM tem a mesma ideia, com melhor estrutura e verba para investimento. Por isso, na minha opinião, é um dos melhores projetos, senão o melhor, de apoio e formação de atletas do Mundo, idealizado por pessoas e não empresas. Creio que nenhum surfista proporciona o que o IGM faz para os futuros atletas. Com certeza sairão excelentes resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido”, elogia.

O Circuito Medina é disputado nas ondas em frente à sede do IGM e serve como “porta de entrada” para os surfistas que querem participar do projeto criado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Além da sub15, as meninas competem na sub13 e os meninos na sub11, sub13 e sub15.

Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para circuito@institutogm10.com.br, aos cuidados de Milena, informando nome, categoria, cidade, data de nascimento. O atleta ou responsável terá retorno da entidade para o pagamento da taxa e posterior confirmação da vaga. A inscrição é de R$ 100,00 e o depósito bancário deve ser feito para Banco Bradesco, agência 2965-3, cc 16000-8, em nome de Instituto Gabriel Medina – CNPJ 23.686.783/0001-04.

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com apoios de Vult Cosmética, Pousada Tambayba, Rip Curl e Wizard Litoral Norte, com supervisão da Federação Paulista de Surf e colaboração da Associação de Surf de Maresias e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

FAMÍLIA – CRÉDITO: DINHO IMAGENS

YASMIN – KING IMAGENS E CACO REIS

MAIS FOTOS PARA DOWNLOAD NO FLICKR – https://www.flickr.com/gp/gabrielmedina10/3o7m1o