O sábado de sol será lembrado por muito tempo para aqueles que estiveram na praia de Maresias, em frente ao Instituto Gabriel Medina, e puderam vivenciar uma experiência incrível de inclusão e amor através do surfe.
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que existem aproximadamente 500 milhões de pessoas com deficiência no mundo e que 70% dessas deficiências poderiam ser evitadas, adotando medidas de prevenção que tem custo irrisório quando comparadas à reabilitação e ao tratamento.
Para se ter uma ideia, somente em São Sebastião, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31% da população, ou cerca de 19 mil pessoas, tem algum tipo de deficiência. Por isso a Prefeitura municipal de São Sebastião promove, de 21 a 28 de agosto, a 11ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências.
Como parte desta semana mais que especial, neste sábado, dia 26 de agosto, o Instituto Gabriel Medina amparou o projeto Onda Azul que busca promover uma nova abordagem de tratamento, lazer e inclusão para pessoas com autismo através da prática do surfe.
O projeto busca ainda utilizar o surfe como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social, trabalhar aspectos sensoriais utilizando o ambiente da praia, articular ambientes e momentos de interação do autista com a sociedade, colaborar para o desenvolvimento psicomotor através da prática esportiva e promover noções de educação ambiental para os autistas, famílias e comunidade em geral.
Foi exatamente o que aconteceu no espaço de praia que fica em frente ao Instituto Gabriel Medina neste sábado. Surfe regado à inclusão, com muito amor, carinho e alegria por parte de instrutores, familiares e amigos, que vieram se divertir e desfrutar do esporte junto aos autistas surfistas do projeto Onda Azul.